quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Francês que mora no Brasil, faz lista curiosa sobre o que têm chamado a sua atenção.

Olivier Teboul, francês, mudou-se para Belo Horizonte há um pouco mais de um ano. Desde que mora no Brasil, peculiaridades culturais e linguísticas têm chamado a sua atenção e, de uma forma muito divertida, listou em seu blog 65 pontos de destaque. Seus relatos têm feito muito sucesso na internet.

 

Aqui é possível ler na íntegra a lista:

*foi mantida a ortografia do texto original


* * *


Curiosidades Brasileiras

1. Aqui no Brasil, tudo se organiza em fila: fila para pagar, fila para pedir, fila para entrar, fila para sair e fila para esperar a próxima fila. E duas pessoas ja bastam para constituir uma fila.

2. Aqui no Brasil, o ano começa “depois do Carnaval”.

3. Aqui no Brasil, não se pode tocar a comida com as mãos. No MacDonalds, hamburger se come dentro de um guardanapo. Toda mesa de bar, restaurante ou lanchonete tem um distribuidor de guardanapos e de palitos. Mas esses guardanapos são quase de plastico, nada de suave ou agradável. O objetivo não é de limpar suas mãos ou sua boca mas é de pegar a comida com as mãos sem deixar papel nem na comida nem nas mãos.

4. Aqui no Brasil todo é gay (ou ‘viado’). Beber chá: é gay. Pedir um coca zero: é gay. Jogar vólei: é gay. Beber vinho: é gay. Não gostar de futebol: é gay. Ser francês: é gay, ser gaúcho: gay, ser mineiro: gay. Prestar atenção em como se vestir: é gay. Não falar que algo é gay: também é gay.

5. Aqui no Brasil, os homens não sabem fazer nada das tarefas do dia a dia: não sabem faxinar, nem usar uma maquina de lavar. Não sabem cozinhar, nem a nível de sobrevivência: fazer arroz ou massa. Não podem consertar um botão de camisa. Também não sabem coisas que estão consideradas fora como extremamente masculinas como trocar uma roda de carro. Fui realmente criado em outro mundo…

6. Aqui no Brasil, sinais exteriores de riqueza são muito comuns: carros importados, restaurantes caríssimos em bairros chiques, clubes seletivos cujos cotas atingem valores estratosféricas.

7. Aqui no Brasil, os casais sentam um do lado do outro nos bares e restaurantes como se eles estivessem dentro de um carro.

8. Aqui no Brasil, os homens se vestem mal em geral ou seja não ligam. Sapatos para correr se usam no dia a dia, sair de short, chinelos e camisetas qualquer e comum. Comum também é sair de roupas de esportes mas sem a intenção de praticar esporte. Se vestir bem também é meio gay.

9. Aqui no Brasil, o cliente não pede cerveja pro garção, o garção traz a cerveja de qualquer jeito.

10. Aqui no Brasil, todo mundo torce para um time, de perto ou de longe.

11. Aqui no Brasil, sempre tem um padre falando na televisão ou na radio.

12. Aqui no Brasil, a vida vai devagar. E normal estar preso no transito o dia todo. Mas não durma no semáforo não. Ai tem que ser rápido e sair ate antes do semáforo passar no verde. Não depende se tiver muitas pessoas atrás, nem se estiverem atrasados. Também é normal ficar 10 minutos na fila do supermercado embora que tenha só uma pessoa na sua frente. Ai demora para passar os artigos, e muitas vezes a pessoa da caixa tem que digitar os códigos de barra na mão ou pedir ajuda para outro funcionário para achar o preço de um artigo. Mas, na hora de retirar o cartão de credito, ai tem que ser rápido. Não é brincadeira, se não retirar o cartão na hora, a mesma moça da caixa que tomou 10 minutos para 10 artigos vai falar agressivamente para você agilizar: “pode retirar o cartão!”.

13. Aqui no Brasil, os chineses são japoneses.

14. Aqui no Brasil, a música faz parte da vida. Qualquer lugar tem musica ao vivo. Muitos brasileiros sabem tocar violão embora que não consideram que toquem se perguntar pra eles. Tem músicos talentosos, mas não tantos tocam as musicas deles. Bares estão cheios de bandas de cover.

15. Aqui no Brasil, a política não funciona só na dimensão esquerda – direita. Brasil é um pais de esquerda em vários aspectos e de direita em outros. Por exemplo, se pode perder seu emprego de um dia pra outro quase sem aviso. Tem uma diferencia enorme entre os pobres e os ricos. Ganhar vinte vezes o salario minimo é bastante comum, e ganhar o salario minimo ainda mais. As crianças de classe media ou alta estudam quase todos em escolas particulares, as igrejas tem um impacto muito importante sobre decisões politicas. E de outro lado, existe um sistema de saúde publico, o estado tem muitas empresas, tem muitos funcionários públicos, tem bastante ajuda para erradicar a pobreza em regiões menos desenvolvidas do país. O mesmo governo é uma mistura de política conservadora, liberal e socialista.

16. Aqui no Brasil, e comum de conhecer alguem, bater um papo, falar “a gente se vê, vamos combinar, ta?”, e nem trocar telefone.

17. Aqui no Brasil, a palavra “aparecer” em geral significa, “não aparecer”. Exemplo: “Vou aparecer mais tarde” significa na pratica “não vou não”.

18. Aqui no Brasil, o clima é muito bom. Tem bastante sol, não esta frio, todas as condicões estão reunidas para poder curtir atividades fora. Porem, os domingos, se quiser encontrar uma alma viva no meio da tarde, tem que ir pro shopping. As ruas estão as moscas, mas os shopping estão lotados. Shopping é a coisa mais sem graça do Brasil.

19. Aqui no Brasil, novela é mais importante do que cinema. Mas o cinema nacional é bom.

20. Aqui no Brasil, não falta espaço. Falam que o pais tem dimensões continentais. E é verdade, daria para caber a humanidade inteira no Brasil. Mas então se tiver tanto espaço, por que é que as garagens dos prédios são tão estreitos? Porque existe até o conceito de vaga presa?

21. Aqui no Brasil, comida salgada é muito salgada e comida dolce é muito doce. Ate comida é muita comida.

22. Aqui no Brasil, se produz o melhor café do mundo e em grandes quantidades. Uma pena que em geral se prepare muito mal e cheio de açúcar.

23. Aqui no Brasil, praias bonitas não faltam. Porem, a maioria dos brasileiros viajam todos para as mesmas praias, Búzios, Porto de Galinhas, Jericoacoara, etc.

24. Aqui no Brasil, futebol é quase religião e cada time uma capela.

25. Aqui no Brasil, as pessoas acham que dirigir mal, ter transito, obras com atraso, corrupção, burocracia, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui num pais onde as pessoas dirigem bem, onde nunca tem transito, onde as obras terminam na data prevista, onde corrupção é só uma teoria, onde não tem papelada para tudo e onde tudo mundo é bem educado!

26. Aqui no Brasil, esporte é ou academia ou futebol. Uma pena que só o futebol seja olímpico.

27. Aqui no Brasil, existe três padrões de tomadas. Vai entender porque…

28. Aqui no Brasil, não se assuste se estiver convidado para uma festa de aniversário de dois anos de uma criança. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. Também não se assuste se parece mais com a coroação de um imperador romano do que como o aniversário de dois anos. E ‘normal’.

29. Aqui no Brasil, nõ tem o conceito de refeição com entrada, prato principal, queijo, e sobremesa separados. Em geral se faz um prato com tudo: verdura, carne, queijo, arroz e feijão. Dai sempre acaba comer uma mistura de todo.

30. Aqui no Brasil, o Deus esta muito presente… pelo menos na linguagem: ‘vai com o Deus’, ‘se Deus quiser’, ‘Deus me livre’, ‘ai meu Deus’, ‘graças a Deus’, ‘pelo amor de Deus’. Ainda bem que ele é Brasileiro.

31. Aqui no Brasil, cada vez que ouço a palavra ‘Blitz’, tenho a impressão que a Alemanha vai invadir
de novo. Reminiscência da consciência coletiva francesa…

32. Aqui no Brasil, pais com muita ascendência italiana, tem uma lei que se chama ‘lei do silencio’. Que mau gosto! Parece que esqueceram que la na Itália, a lei do silencio (também chamada de “omerta”) se refere a uma pratica da mafia que se vinga das pessoas que denunciam suas atividades criminais.

33. Aqui no Brasil, se acha tudo tipo de nomes, e muitos nomes americanos abrasileirados: Gilson, Rickson, Denilson, Maicon, etc.

34. Aqui no Brasil, quando comprar tem que negociar.

35. Aqui no Brasil, os homens se abraçam muito. Mas não é só um abraço: se abraça, se toca os ombros, a barriga ou as costas. Mas nunca se beija. Isso também é gay.

36. Aqui no Brasil, o polegar erguido é sinal pra tudo : “Ta bom?”, “obrigado”, “desculpa”.

37. Aqui no Brasil, quando um filme passa na televisão, não passa uma vez só. Se perder pode ficar tranquilo que vai passar mais umas dez outras vezes nos próximos dias. Assim já vi “Hitch” umas quatro vezes sem querer assistir nenhuma.

38. Aqui no Brasil, tem um jeito estranho de falar coisas muito comuns. Por exemplo, quando encontrar uma pessoa, pode falar “bom dia”, mas também se fala “e ai?”. E ai o que? Parece uma frase abortada. Uma resposta correta e comum a “obrigado” e “imagina”. Imagina o que? Talvez eu quem falte de imaginação.

39. Aqui no Brasil, todo mundo gosta de pipoca e de cachorro quente. Não entendo.

40. Aqui no Brasil, quando você tem algo pra falar, é bom avisar que vai falar antes de falar. Assim, se ouvi muito: “vou te falar uma coisa”, “deixa te falar uma coisa”, “é o seguinte”, e até o meu preferido: “olha só pra você ver”. Obrigado por me avisar, já tinha esquecido para que tinha olhos.

41. Aqui no Brasil, as lojas, o negócios e os lugares sempre acham um jeito de se vender como o melhor. Já comi em em vários ‘melhor bufe da cidade’ na mesma cidade. Outro superativo de cara de pau é ‘o maior da América latina’. Não costa nada e ninguém vai ir conferir.

42. Aqui no Brasil, tem uma relação ambígua e assimétrica com a América latina. A cultura do resto da América latina não entra no Brasil, mas a cultura brasileira se exporta la. Poucos são os brasileiros que conhecem artistas argentinos ou colombianos, poucos são os brasileiros que vão de ferias na América latina (a não ser Buenos Aires ou o Machu Pichu), mas eles em geral visitaram mais países europeus do que eu. O Brasil as vezes parece uma ilha gigante na América latina, embora que tenha uma fronteira com quase todos os outros países do continente.

43. Aqui no Brasil, relacionamentos são codificados e cada etapa tem um rótulo: peguete, ficante, namorada, noiva, esposa, (ex-mulher…). Amor com rótulos.

44. Aqui no Brasil, a comida é: arroz, feijão e mais alguma coisa.

45. Aqui no Brasil, o povo é muito receptivo. E natural acolher alguem novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior diferencia do mundo. Obrigado brasileiros.

46. Aqui no Brasil, o brasileiros acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui, é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito dos Estados Unidos. To esperando o dia quando o Brasil vai abrir seus olhos.

47. Aqui no Brasil, de vez em quando no vocabulário aparece uma palavra francesa. Por exemplo ‘petit gâteau’. Mas para ser entendido, tem que falar essas palavras com o sotaque local. Faz sentido mas não deixa de ser esquisito.

48. Aqui no Brasil, tem um organismo chamado o DETRAN. Nem quero falar disso não, não saberia por onde começar…

49. Aqui no Brasil, dentro dos carros, sempre tem uma sacola de tecido no alavanca de mudança pra colocar o lixo.

50. Aqui no Brasil, os brasileiros se escovam os dentes no escritório depois do almoço.

51. Aqui no Brasil, se limpa o chão com esse tipo de álcool que parece uma geleia.

52. Aqui no Brasil, a versão digital de ‘fazer fila’ e ‘digitar codigos’. No banco, pra tirar dinheiro tem dois códigos. No supermercado, o leitor de código de barra estando funcionando mal tem que digitar os códigos dos produtos. Mas os melhores são os boletos pra pagar na internet: uns 50 dígitos. Sempre tem que errar um pelo menos. Demora.

53. Aqui no Brasil, o sistema sempre ta “fora do ar”. Qualquer sistema, principalmente os terminais de pagamento de cartão de credito.

54. Aqui no Brasil, tem um lugar chamado cartório. Grande invenção para ser roubado direito e perder seu tempo durante horas para tarefas como certificar uma copia (que o funcionário nem vai olhar), o conferir que sua firma é sua firma.

55. Aqui no Brasil, parece que a profissão onde as pessoas são mais felizes é coletor de lixo. Eles estão sempre empolgados, correndo atrás do caminhão como se fosse um trilho do carnaval. Eles também são atletas. Tens a energia de correr, jogar as sacolas, gritar, e ainda falar com as mulheres passando na rua.

56. Aqui no Brasil, pode pedir a metade da pizza de um sabor e a metade de outro. Ideia simples e genial.

57. Aqui no Brasil, no tem agua quente nas casas. Dai tem aquele sistema muito esperto que é o chuveiro que aquece a agua. Só tem um porem. Ou tem agua quente ou tem um vazão bom. Tem que escolher porque não da para ter os dois.

58. Aqui no Brasil, as pessoas saem da casa dos pais quando casam. Assim tem bastante pessoas de 30 anos ou mais morando com os pais.

59. Aqui no Brasil, tem três palavras para mandioca: mandioca, aipim e macaxeira. La na franca nem existe mandioca.

60. Aqui no Brasil, tem o numero de telefone tem um DDD e também um numero de operadora. Uma complicação a mais que pode virar a maior confusão.

61. Aqui no Brasil, quando encontrar com uma pessoa, se fala: “Beleza?” e a resposta pode ser “Jóia”. Traduzindo numa outra língua, parece que faz pouco sentido, ou parece um dialogo entre o Dalai-Lama e um discípulo dele. Por exemplo em inglês: “The beauty? – The joy”. Como se fosse um duelo filosófico de conceitos abstratos.

62. Aqui no Brasil, a torneira sempre pinga.

63. Aqui no Brasil, no taxi, nunca se paga o que esta escrito. Ou se aproxima pra cima ou pra baixo.

64. Aqui no Brasil, marcar um encontro as 20:00 significa as 21:00 ou depois. Principalmente se tiver muitas pessoas envolvidas.

65. Aqui em Belo Horizonte, e a menor cidade grande do mundo. 5 milhões de habitantes, mas todo mundo conhece todo mundo. Por isso que se fala que BH é um ovo. Eu diria que é um ovo frito. Assim fica mais mineiro.

 

Curtiu? →

112 comentários:

  1. Seu imbecil, volta para o teu país CRETINO de IDIOTAS Aqui já estamos saturados!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 45. Aqui no Brasil, o povo é muito receptivo. E natural acolher alguem novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior diferencia do mundo. Obrigado brasileiros.

      Excluir
    2. Você que é troxa, sua otário... O cara não falou nada de mais....

      Excluir
    3. Gente, não to acreditando como tem gente mau humorada nesse Brasil, acho q faltou ele mencionar vcs!
      Seria algo como:"no Brasil sempre tem alguém querendo arrumar confusão, nao importa o que vc diga"...
      Galera, sejamos mais tolerantes e tenhamos mais senso de humor, além de respeito!

      Excluir
    4. Desnecessário seu comentário, vi observações reais nada que precisasse de xingamentos.

      Excluir
    5. Não se xinga as pessoas desta forma!! que mal educada! A verdade dói!
      Não vi nenhuma mentira, amo meu pais e só vejo pessoas seguindo marés, e a maior de todas essas "ondas" é achar que o Brasil é uma merda, que lá fora é perfeito, a vááá, abre um fórum americano para você ver quanta reclamação eles não fazem, igual a nós... A grama do vizinho é perfeita...

      Excluir
    6. Com essa sua ignorância e arrogância sim, da vergonha de dizer que é brasileira. Achou ruim um texto que falou nada mais que a verdade, sem exatamente criticar, e aje dessa forma como se tivesse sendo um belo exemplo de educação brasileira! Hahaha ironia mode on.

      Excluir
    7. Aqui no Brasil as pessoas gostam de ofender, sem nem explicar porque...

      Excluir
    8. Ainda bem a grande maioria é receptiva e educada! Gentinha tem em todo lugar infelizmente... Achei o máximo as observações!

      Excluir
    9. Maria Clara, vai aprender a ler e aproveita e se educa

      Excluir
    10. Maria Clara, vc foi ridiculamente ignorante! O Brasil não precisa de pessoas como vc.

      Excluir
    11. Estamos e saturados de gente como vc Maria Clara, DOIDA. O cara falou exatemmete o que e o Brasil.

      Excluir
    12. Imbecil. Te descreve perfeitamente sua mocréia!!!

      Excluir
    13. Ela ta certa em ficar puta, seus paga-pau de estrangeiro, ele cuspiu em meia dúzia de trejeitos culturais nossos e vcs ficam abanando rabo. Ser educado é uma coisa ser conformado é outra.

      Excluir
    14. Quanta ignorancia, moça!!!
      Ele não inventou essas coisas, ele só escreveu o que viu. Não precisamos de um estrangeiro para denegrir a imagem do brasileiro, infelizmente o proprio povo já faz isso, aqui no Brasil e pelo mundo. =/

      Excluir
    15. No Brasil tem muita gente precisando de um bom espelho.

      Excluir
    16. Deixa de ser idiota..o frances disse toda a verdade...e ninguém possui poder para privá-lo de testemunhar suas vivências

      Excluir
  2. Achei quase infantil e bonitinho alguns :)

    ResponderExcluir
  3. E aí, cara. A parada é a seguinte. O povo brasileiro te recebeu bem e vc fica aí metendo o malho na nossa maneira de ser, de falar. Faz o seguinte... volta para o teu país, não queremos mais gente denegrindo a nossa imagem. Tá fazendo o quê aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia bom você retornar à escola e aprender mais sobre interpretação de texto! A visão do francês foi positiva e verdadeira! Simplesmente retratou o que acontece! Triste seu comentário! Assim como ele está aqui, muitos de nossos conterrâneos estão por toda a parte do mundo! E uma das coisas mais lindas que existem é o RESPEITO.

      Excluir
    2. Ou vc não sabe ler ou não sabe interpretar...lamentável a falta de cultura e educação.

      Excluir
    3. Nossa, onde vc viu alguém denigrindo imagem no texto?? Nada mais do que muita verdade foi dita alí. Em geral é o que ele viu sobre os brasileiros. Não quer dizer que se você é brasileira tem que ser tudo que esta citado. Abre a mente, ignorância!

      Excluir
    4. Pelo visto mta gt ignorante q precisa estudar a propria lingua natal... interpretou bem mal, hein?! A lista tah super divertida e soh quem eh de fora consegue ver isso, ele nao disse nada de mal sobre o br!!

      Excluir
    5. Katia, quanta ignorancia! O Brasil nao precisa de pessoas como vc.

      Excluir
    6. Pessoas ingorantes... a gte ve por aqui. Nao sabe nem interpretar um texto.

      Excluir
    7. O problema é tem alguns brasileiros ignorantes que vêem como denegrir a. Imagem... Eu vejo como realidade listada em tópicos... Aprenda interpretar menina...

      Excluir
    8. o cara nao conhece o brasil suficiente para falar como se fosse um especialista no Brasil ele falou muita bobagem e eu achei algumas meio sarcástico

      Excluir
  4. Xenófobos que agressividade, segurem seus respectivos forninhos kkkkkkk
    Achei legal a lista, e como assim não te pizza de dois sabores nos outros países???? O_O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que ja observei, pizzas super recheadas existem só aqui mesmo. La fora é bem simples, igual se vê em desenhos e filmes haha

      Excluir
    2. Viva o Brasil!! Melhor pizza do mundo!! E ainda reclamam daqui! Amo e admiro o meu país!

      Excluir
    3. Vivo no Chile, e aqui a pizza varia entre queijo, azeitona e pimentão. É uma tristeza --'

      Excluir
  5. Olivier Teboul, é um prazer ter você aqui entre nós. Assim como tenho amigos brasileiros que estão morando na França, acho muito bom que você tenha escolhido nosso país para morar e conhecer. Me diverti muito com sua lista, que só pode ser feita por quem é observador e que tem senso de humor. Et comme on dit en France: «Vive la différence!"

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! É interessante nos vermos sob um outro ponto de vista...

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Brasil tem muito mais Olivier Teboul...falou pouco....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns eu ri muito! Deveria escrever um livro

    ResponderExcluir
  9. Perfeito! Descrição correta, quem xingou é porque se enquadrou em vários. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Note-se que os cavalos de carroça reclamaram porque além de ter uma visão muito parca do seu mundinho, lhes falta o bom humor…

      Excluir
  10. Soh ta enganado numa referencia, confundir orientais eh mto comum em culturas ocidentais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, acho que ele quis dizer que enquanto nos outros países a grande maioria de imigrantes orientais vem da China, aqui no Brasil a maioria é japonesa.

      Excluir
    2. Bando de paga pau de gringo eh isso sim q vcs são. Se fosse um boliviano ou qualquer outro latino vcs estariam ridicularizando o mesmo

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Você que é um ridículo Thiago Barros, o cara falou numa boa e não ofendeu ninguém. Pare de pensar dentro da caixa, conheça outras culturas e seja mais aberto, você só tem a ganhar com isso. Já referente a pagar pau, relaxa o meu caso não é esse com certeza. Apenas tenho uma cultura mais ampla que a sua com certeza.

      Excluir
  11. Fantástica observações, ri muito aqui! somos um povo especial e bonito por natureza, já rodei o mundo e raramente encontramos pessoas que não queiram vir passear aqui. Temos admiradores por todo planeta, curiosos por nosso jeitinho brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal! Oh Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais! Amo essa terra! É muito bom tê-lo conosco!

    ResponderExcluir
  13. Adorei!!! Bom humor sempre.
    Sou brasileira e tem muita coisa que não entendo também..
    Bem vindo Amigo!!!

    ResponderExcluir
  14. Kkkkkkk super verdade eu msm ja fiz algumas perguntas dessas.
    Engracado demais "olha só pra voce ver" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PFTA OBSERVAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é muito boa mesmo Kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Na verdade esta frase dita por nós, mineiros, sai mais ou menos assim: ó só psê vê! kkkkkkkkkkkkkk Só fui perceber as peculiaridades do sotaque mineiro quando fui morar na bahia e convivi um tempo com um sotaque diferente.

      Excluir
  15. E bom nos ver por um ângulo diferente, mas não ter pizza de dois sabores e realmente curioso rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Adorei!!! Muito bom ver de outra forma nosso país e nossa cultura! Quem xingou não tem noção do que estava lendo...isso é muito triste, não poder ler uma crítica ou comentário leve e partem para a ignorância!!!

    ResponderExcluir
  17. Quantos comentários ruins e chatos. Apostos que os mesmos nunca saíram de seus estados e zonas de conforto.
    Olivier, ri muito com seu texto!! Essa de não tocar na comida, para mim, é a mais notável! Sempre que viajo (ARG e URU) (não gosto de Buenos Aires) me assusto quando algum atendente pega o alimento com a mão, põe numa sacola e pronto rsrsrsrs Outra coisa, realmente os brasileiros parecem não saber que fazem parte da América Latina! triste isso.... mas está mudando.... No mais, amei suas observações! Um abraço com carinho!!!

    ResponderExcluir
  18. Faltou o 66- Aqui no Brasil as pessoas tem o costume de tomar banho todos os dias, algo que me surpreendeu.kkkkk

    ResponderExcluir
  19. E aqui em minas, "olha só pra você ver" vira "ó pcê vê".

    ResponderExcluir
  20. Amei ^^
    Pena que nem todos saibam interpretar o texto afinal todos podemos meter o pau no Brasil mas a realidade e que ninguém teve coragem de escrever uma crítica construtiva aí quando algum. Escreve a realidade vocês ficam outros pois não querem ver a verdade e ele não criticou somente ele também elogio mais basta o Brasil abrir os olhos e não se auto desprezar

    ResponderExcluir
  21. Amei ^^
    Pena que nem todos saibam interpretar o texto,afinal quase todos nos mantemos o pau no Brasil mas a verdade e que ninguém até hoje teve coragem para escrever sobre isso ;lembrando que e uma crítica construtiva aí quando alguém escreve a realiidade todos ou a maioria ficam putos dando a real impressão que somos arrogante e ignorantes mas a verdade e uma só Brasil tem que abrir os olhos e para de se auto desprezar.

    ResponderExcluir
  22. Isso mesmo parabens pelo texto falou e disse

    ResponderExcluir
  23. Interessante a sua visão sobre nós! Não ligue para alguns mal educados, nem todos são receptivos! É que aqui no Brasil é assim, somente nós podemos falar mal de nosso país, se algum gringo nos denigre nosso sangue ferve! Rs... Mas definitivamente não vi nenhuma falta de respeito sua!
    Ah, e nosso jeito de falar é assim mesmo! São Gírias.
    Beleza? Jóia! E aí?
    Acho que em qualquer país existe isso! É um jeito mais descontraído. Quando você aprende português, inglês ou qualquer outra língua, se aprende o básico, o formal. Oi! Tudo bem?
    Agora o mais interessante é a sua percepção sobre o nosso sentimento de inferioridade. E eu concordo plenamente. Temos a mania de inferiorizar o país. Nada aqui presta, só tem coisa ruim, corrupção. Não damos valor no que temos de bom, e enfatizamos muito as coisas ruins. Valorizamos o que vem de fora. Temos essa mania de querer tirar onda só porque conhece ou tem algo caro e importado. Somos vaidosos, damos muita importância às aparências. Quase não conhecemos os países da América do sul, em compensação é comum ver alguém fazendo tour pela Europa. É brasileiro é assim mesmo...

    Isso aqui foi perfeito, cara:
    "Aqui no Brasil, o brasileiros acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui, é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito dos Estados Unidos. To esperando o dia quando o Brasil vai abrir seus olhos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de com quem vc anda, depois de colocar 3 milhoes de pessoas nas ruas por brigar por 10 centavos, as coisas mudam, por exemplo agora! eu nao acredito em vc, e nem acredito que o Brasil està assim, acredito no meu pais e que as pessoas estao diferentes...
      A mudanca parte de nos Fikdik

      Excluir
  24. kkkkk... Gostei muito! *-*
    É sempre bom ter um olhar de fora das coisas. Como já estamos acostumados com tudo nem reparamos nesses detalhes.
    Espero que você aprenda muitas coisas ainda aqui no Brasil e se divirta muito. :D

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Estamos tão acostumados que não reparamos em tantas peculiaridades, por isso adorei suas observações e parece que você já é mais Brasileiro que Francês :-) Aproveite bem nosso país e agregue valor cultural à sua bagagem de vida. Apesar de todas as nossas diferenças, o Brasil sempre recebe de braços abertos os estrangeiros. Bem-vindo!

    ResponderExcluir
  27. Discurso inteligente, não ofendeu ninguem e conseguiu dizer o q na perspectva dele está bom e o que está mau. Pode-se até entender que apesar de tudo está curtindo, caso contrário teria ido já para outro Pais e até para França. É uma vontade ao critério dele e não nosso. Problema dele. Fiquei sinceramente ainda mais surpreendido com tanta observação de Brasileiros defendendo algumas passagens e sem complexos e xenofobia. Parabéns, isso dá-me a entender muita evolução neste Brasil nos ultimos 10 anos, uma juventude preparada para levar este País para um dos 4 mais desenvolvidos do Mundo. Quanto aos outros, coitados, são em minoria e todas as sociedades os têm.

    ResponderExcluir
  28. pq esse imbecil nao vai tomar no centro do olho de seu cu, volta pra seu pais de merda caralho.

    ResponderExcluir
  29. Faltou ainda colocar: o Brasil ainda tem uma grande taxa de analfabetos funcionais. Porém, pior que não saber interpretar um texto é ser intoletante , agressivo gratuitamente à quem emita qualquer opinião contrária a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi nada de mais nas observações do francês, não me senti ofendida em nenhum momento.

      Excluir
  30. Eu gostaria de saber Quantos dessas pessoas que curtiram ou deixaram seus depoimentos aqui ja foram pra Franca?????
    Se ele citou em um ano 65 curiosidades eu poderia citar 100 em 5 dias que passei la.
    Achei muito interessante algumas colocações dele, mas é como alguns comentários dizem; é nossa maneira de ser esse país que somos, e cada um tem suas maneiras de ser e ponto acabou, acho uma falta de respeito dele vir morar em nosso pis e ficar postando curiosidades, isso sim é coisa de GAY mesmo, ou melhor desocupado. Caso ele não esta se entendo bem em nosso país, volta pro dele, Otario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem problema de interpretação? Ele nao estava ofedendo nem reclamando do brasil. Ele só escreveu coisas q ele constatou e q sao diferentes do w ele ta acostumado.
      Deixa de ser chato e mal educado!

      Excluir
  31. Podemos conhecer um pouco da França também por meio de seu artigo.
    Não tem pizza com 2 sabores lá? Não escovam os dentes no trabalho depois do almoço? Não tem cartório para autenticar assinatura? Não tem mandioca?
    Se bem que está ficando cada vez mais difícil encontrar franceses na França, os costumes lá estão mudando rápido.
    Hahaha, mas gostei... valeu!

    ResponderExcluir
  32. Adorei o texto. Atualmente estou estudando no Canada, então não sei se porque estou morrendo de saudades do Brasil, mas me diverti bastante e dei muitas gargalhadas com alguns pontos levantados... muito bom seu ponto de vista, me identifiquei com várias situações.. quase todas...

    ResponderExcluir
  33. Parabéns, meu camarada. Achei isso sensacional porque não percebi nenhum tom agressivo ou jocoso no seu relato. Pelo contrário, foi simples, não exagerou e retratou exatamente a maneira de ser e as manias do brasileiro.
    Infelizmente, não entendi porque alguns brasileiros se sentiram ofendidos.
    Não sei se já aprendeu essa expressão, mas vale nesse caso: "Nem Jesus Cristo agradou a todos".
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ele disse tudo e tenho a certeza só porque ele disse, que tudo é meio Gay. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  34. muito bom esse cara poderia ser meu amigo e dos meus amigos tava de boa...

    ResponderExcluir
  35. Adorei, muito divertido! É a nossa cara!
    Sim Michel, não vi nenhuma ofensa. :)
    Ah Teonetto, ele também poderia ser meu amigo! :)

    ResponderExcluir
  36. Volta pro teu país, seu imbecil metido a besta. Se fosse um sul americano ou africano, tava todo mundo xingando o cara, mas como ele é europeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão mas, comentário ignorante da sua parte. No texto não se encontra nada que ofenda nossa cultura, país ou até mesmo nós. Independente se o cara é europeu, sul-americano, asiático ou africano foi um texto agradável de se ler. Uma pena é ter que ler comentário como o seu. Atitudes como essas não são uma vergonha para o Brasil, mas para o ser humano.

      Excluir
  37. Adorei....genial.... totalmente verdadeiro e respeitoso.... meus parabéns!

    ResponderExcluir
  38. "Eae?" Eae o quê? Parece uma frase abortada. "Imagina"... Imagina o quê?... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rashei (anota essa também francês, "rashei" necessariamente não significa que algo rachou, mas que alguém riu demais). kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Adorei seu texto.Perfeito suas observações.

    ResponderExcluir
  41. Muito bom! Pena que nem todo mundo sabe interpretar. E Minas Gerais é bom demais. #soudeMg
    Ps. Se for escolher um time, o Galo é o melhor. #ficaadica

    ResponderExcluir
  42. descreveu melhor que qualquer brasileiro, ri demais kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  43. Estou rindo atá agora, tenho morado fora do Brasil por apenas 5 meses e ler isso me fez ter momentos nostálgicos, ahh meu Brasil brasileiro... que saudades!

    ResponderExcluir
  44. Peidei! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ele falou mentiras? então calem a boca bando de acefalos.

    ResponderExcluir
  45. "Maria Clara" não diga besteira logo no primeiro comentário do post, por favor!! pq aí, todo mundo q passa por aqui vê seu comentário de baixo nível e ainda queima o nosso filme...
    #fikdik
    i a proposito: ótimo post!

    ResponderExcluir
  46. Muitos brasileiros vem aqui e comentam. "Ele não falou nada de mais"... É triste a cultura do nosso povo. Algo do tipo patriotismo é estranho para quase todo mundo e quando não é mau interpretado o conceito do que seja ser um patriota. As criticas dele foi e com certeza é com relação a FRANÇA, desde quando o que é da FRANÇA é necessariamente bom? Os franceses que se danem com a sua cultura meu amigo, nós BRASILEIROS temos a nossa, é ruim ? Pode até ser, mais desde quando a cultura francesa é totalmente boa? Uma porra! Se esse francês vagabundo quer falar algo, fale do pais dele e respeite o nosso e o nosso povo. Qual o direito que ele tem de ficar escrevendo sobre nossa cultura, nossos erros ou acertos? Não precisamos da sua crítica, já sabemos o que tem que mudar e estamos correndo atrás. Porra, é triste de ver brasileiros aceitando rola na bunda e achando que não é nada de mais. Amem essa terra, amem essa cultura porque ela é sua, não é perfeita mais é sua.. Nem uma cultura é a verdade ou perfeita! Não temos que ficar apoiando um FRANCÊS fdp falando mau do nosso povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To de acordo com seu ponto de vista. aceito criticas de brasileiros que moram fora do Brasil , agora de estrangeiros ? Nunca, o povo brasileiro tem que ser mais unido e tentar mudar sim, pra melhor . nenhum lugar do mundo eh perfeito, mas n custa nada da uma melhoradinha

      Excluir
  47. Só li verdades. Mas é como dizem "a verdade dói", aí fica esse povo todo se doendo. O cara está certissimo e não sou paga-pau de ninguém, somente concordo com o que ele disse. Tem varias coisas ruins? Claro que tem , mas em que lugar que não tem. Achei bem cômico e divertido. O problema das pessoas é não saber lidar com critica construtiva.

    ResponderExcluir
  48. Muito bom!
    Alguns me fizeram chorar de rir!
    Bem humorada, sagaz e totalmente legítimo!
    Espero que escreva mais!

    ResponderExcluir
  49. Show de bola! Aqui no Brasil, se diz "show de bola" mesmo n sendo futebol! Hahaha! Mto bom os pontos!

    ResponderExcluir
  50. Aqui no Brasil, a falta de cultura e interpretação, vem por falta de educação...

    ResponderExcluir
  51. Muito divertido, ele fez observações que nunca tinha parado pra pensar... Ri alto!!!

    ResponderExcluir
  52. Achei massa! Só faltou falar fo nosso pagode! :) tenho certeza que ele está amando morar aki!

    ResponderExcluir
  53. Dentre as verdades que captei, esta é incontestável: “25. Aqui no Brasil, as pessoas acham que dirigir mal, ter transito, obras com atraso, corrupção, burocracia, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui num pais onde as pessoas dirigem bem, onde nunca tem transito, onde as obras terminam na data prevista, onde corrupção é só uma teoria, onde não tem papelada para tudo e onde tudo mundo é bem educado!” - brasileiro e seu complexo de vira latas.

    ResponderExcluir
  54. Adorei o post, me fez lembrar de muitas coisas do meu Brasil!

    :)

    ResponderExcluir
  55. Adorei o texto. Ele não ofendeu ninguém, só disse a verdade. Infelizmente faltou a seguinte frase: "Aqui no Brasil algumas pessoas costumam ser arrogantes e mal educadas pois não aceitam a opinião alheia e qualquer crítica construtiva é o mesmo que ofensa". Parabéns. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  56. Os que sentiram ofendidos não têm capacidade de interpretação de texto. Faltou esta observação por parte do francês.

    ResponderExcluir
  57. Note-se que os cavalos de carroça reclamaram em função de sua visão muito parca do seu proprio contexto…e também lhes falta o bom humor… Monsieur Teboul ne dit pas que la vérité et avec un très bon humour.

    ResponderExcluir
  58. Achei interessante a vista dele xD Isso de "obrigado" e "imagina" pra estrangeiro deve ser um inferno mesmo (embora admito que welcome pra de nada eu tbm acho esquisito).
    Ele não ofendeu ninguem, falou o que achou legal e o que achou estranho aqui. E sobre as três tomadas... sem comentarios, nem a gente entende aquela bosta...

    ResponderExcluir